quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Estudante de escola pública é aprovado em Medicina


Filho único do agricultor Manoel Antônio da Silva e da professora Maria José da Silva Lyra, já falecida, o estudante Gleidson Lyra da Silva, 18 anos, é o mais novo fera aprovado no curso de Medicina, pela Universidade Estadual da Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal). 

O aluno foi homenageado pela direção da Escola Estadual Manoel Matos, em Santana do Mundaú, com certificado de honra ao mérito.

Apesar de ser uma pessoa tímida, como explica a professora de matemática Ana Maria Pinheiro, Gleidson é um aluno participativo em sala de aula e sempre se destacou entre os demais. “Sua meta sempre foi tirar boas notas e nunca ficava satisfeito com notas baixas. Sua média sempre foi entre 9 e 10”, atesta Ana. Segundo ela, pelo seu histórico no ensino médio, Gleidson será um profissional competente.

Gleidson Lyra tem motivos de sobras para comemorar. O resultado do Enem divulgado pela Uncisal, onde apareceu seu nome como aprovado, coincidiu com a data em que completou 18 anos de idade. “Nunca recebi um presente igual em toda minha vida”, comemora o “fera” em Medicina, da pequena Santana do Mundaú.

Morador do Sítio Jenipapo, onde não há aceso à internet, Gleidson só soube da sua aprovação por meio de uma prima que mora no Centro de Santana do Mundaú e, mesmo assim, ficou cético. “Inicialmente, não quis acreditar que meu nome constava na lista dos aprovados. Fui até à cidade para consultar no site da Uncisal e confirmar minha aprovação”, relembra.

Gleidson explica ainda que para realmente confirmar seu nome da lista dos “feras” 2012 do curso de Medicina teve que averiguar por diversas vezes e, só assim, constatar seu nome. Com um tímido sorriso ela confessa: “A ficha ainda não caiu”. Ele informa que sua matrícula já foi garantida e as aulas começam no próximo dia 18 de fevereiro.

Os professores Ledivaldo Gomes Melo (matemática e biologia), José Roberto (química) e Rosinete Barros (português) são unânimes quanto ao comportamento e a determinação do aluno Gleidson Lyra: “É um estudante de um grande potencial e de um futuro promissor”.

Emocionada, sua primeira professora e atual diretora da Escola Manoel Matos, Quitéria Calado não esconde a alegria e a satisfação de ter mais um aluno aprovado para o ensino superior e pela escola, que foi destruída com a enchente do rio Mundaú, em 2010.

“A aprovação do aluno Gleidson tem um significado muito importante para toda comunidade escolar e marca um momento auspicioso no ensino público. Por ser um aluno observador e participativo, não tínhamos dúvida de sua aprovação”, comemora a diretora.

Além de Gleidson, ainda foram aprovados mais dezoito estudantes da Escola Estadual Manoel Matos (Santana do Mundaú) no Enem 2012, em diversos cursos.

Fonte: Ronaldo Lima/Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário