quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

guardas municipais de Maceió trabalharão armados


A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió (Semsc) está analisando a polêmica concessão de porte de armas para guardas municipais.

Uma comissão formada por guardas municipais e inspetores foi designada para dar sugestões e celeridade na liberação do porte de armas para a categoria.

O secretário da pasta José Edmílson Cavalcante, disse ao Cada Minuto nesta quarta-feira (6) que o porte de armas para guardas municipais é uma necessidade.

"Concordo ser uma necessidade dos guardas municipais terem o direito de portarem armas. É uma justa aspiração da categoria e uma necessidade operacional", afirmou.

A comissão nomeada por ele no dia 29 de janeiro deve entregar nos próximos 20 dias um relatório com propostas para a implantação de um projeto para legalizar o porte de armas da Guarda Municipal.
De acordo com o Estatuto do Desarmamento, municípios com mais de 50 mil habitantes garante que guardas municipais tenham porte de arma durante serviço. O tema que gera bastante discussão foi analisado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal dos Deputados.

O estatuto nacional foi aprovado pela comissão e regulamenta a carreira e garante porte de arma para os agentes. Para que os guardas possam fazer uso do porte de arma é necessário que eles preencham os requisitos exigidos pela Polícia Federal.

O secretário esteve reunido em Brasília no último dia 22 de janeiro com a secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. No encontro, ele apresentou as demandas de Maceió na área de combate à violência.

A assessoria da Semsc informou que dos assuntos abordados foi o porte de arma pelos guardas municipais. O projeto espera agora a conclusão do relatório da comissão para que o processo de legalização de porte de armas da categoria seja solucionado.

Fonte:cadaminuto

0 comentários:

Postar um comentário