quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nova adutora vai garantir água na Bacia Leiteira

As obras de ampliação e reforço no Sistema de Adução de Água Tratada para os municípios de Major Isidoro e Cacimbinhas estão em fase de conclusão, informou nesta segunda-feira (19) a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). 
 
A ampliação do sistema adutor se estende por 26,18 km, entre a AL-220 até na bifurcação para o município de Major Isidoro, de onde segue para a rodovia AL-120 até atingir o Centro de Reservação do município.

Atualmente os dois municípios são abastecidos pelo sistema adutor proveniente de Batalha, pertencente ao Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que foi projetado em 1964 para atender a apenas sete municípios. Mas, ao longo dos anos, novas subadutoras foram interligadas ao sistema, que hoje atende a 18 municípios do Sertão, causando déficit no serviço oferecido e originando um rodízio no abastecimento.

Dados repassados pela Superintendência de Obras da Seinfra revelam que atualmente cerca de 30% da população de Cacimbinhas recebe a água originária da adutora da Bacia Leiteira, enquanto em Major Isidoro 66% da população é abastecida. Esse cenário será alterado com a conclusão das obras de ampliação e reforço do sistema. “A obra que executamos levará água para suprir a demanda dos dois municípios, que hoje sofrem com a escassez por causa da saturação do antigo sistema”, explicou a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.
 
O secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, ressalta que a obra de ampliação e reforço do Sistema de Adução de Água Tratada é executada com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e contrapartida do Governo Estadual. “Nós estamos concluindo essa importante obra graças à parceria com a Funasa estabelecida pelo doutor Wanderley Neto na época em que foi vice-governador. É mais uma ação do governo Teotonio Vilela para levar água a regiões da região”, disse Fireman. Quando estiver concluído, o sistema será operacionalizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

---Assessoria de Comunicação da Seinfra-AL

0 comentários:

Postar um comentário