quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Alagoas perde evento turístico de 6000 pessoas



A V Copa Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras Escolares, organizada pela Associação Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras Escolares, -ANNEBAF - com sede em Recife, e que reúne centenas de bandas e fanfarras de 17 Estados,  seria realizada pela primeira vez no Estado de Alagoas.

Inscreveram-se  62 agremiações de 13 Estados da região, num contingente superior a 6000 pessoas.

Desde o mês de maio que a ONG Folha da Esperança, representante da ANNEBAF em Alagoas deu entrada no Gabinete Civil do Governo de Alagoas, ao mesmo tempo em que entrada também na Secretaria de Estado da Cultura, formalizando o projeto e a justificativa  do Estado ter sido escolhido para sediar o mega evento cultural, educativo e principalmente turístico pela primeira vez.

Nesse espaço de tempo, milhares de alunos das centenas de escolas dos Estados passaram a se organizar e divulgar que viriam conhecer Alagoas, Maceió e União dos Palmares, a cidade sede da V Copa NE NO Bandas e Fanfarras Escolares.

Com o passar do dias a direção da ONG Folha da Esperança, que tem a responsabilidade da organização do evento no Estado de Alagoas, manteve contato quase diariamente com as secretarias de governo, como Secretaria de Cultura, de Educação, Articulação Política, Articulação Social, Juventude, Turismo, Gabinete Civil e Gabinete do Governador. 

Todas essas secretarias foram visitadas constantemente pela direção da ONG no afã de ter o projeto aprovado, diante da preocupação das bandas e federações estaduais, principalmente as mais distantes, por questões inclusive de transporte e patrocínio de despesas.

A direção da ONG apelou para o Senador Renan Calheiros, em quem depositava muita esperança, para o Senador Benedito de Lira, para o deputado federal Renan Filho, mas não houve interesse de nenhum deles.

O tempo passou, a ANNEBAF –Associação Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras Escolares, não podia deixar que a Copa não acontecesse pela primeira vez, por que Alagoas não demonstra interesse em eventos culturais e turísticos dessa natureza e numa reunião extraordinária no inicio do mês de novembro com o Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, ficou decidido que, se Alagoas furar, a Copa será realizada lá, mesmo em cima da hora, eles ofereceram todas as condições.

Na data de hoje, 08.11, o Gabinete do Governador prometeu dar uma resposta. Se for positiva, haverá a divisão imediata da Copa das Bandas em duas fases, sendo a segunda em Alagoas no mês de dezembro, ou até mesmo transferindo para outra data, mas mantendo Alagoas  estado sede.  Se for negativa, ficará toda em Pernambuco.

Resta aos organizadores aguardar com um sentimento de revolta, pois o evento é escolar, é cultural e essencialmente turístico, importantíssimo para a imagem do Estado, mas fica claro que não havendo nenhum padrinho político do grupo do governador, o interesse é muito pouco e a ONG só representa  800 famílias, não tem peso político, nem quer ter, embora precise de parcerias. ( Nicanor Filho).

0 comentários:

Postar um comentário