Circula nesta quarta-feira (31) a última edição do "Jornal da Tarde", um produto do Grupo Estado, após 46 anos de sua fundação. O jornal teve uma tiragem média de 37.778 exemplares por dia em agosto, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC).
O objetivo ao fechar o "JT" é investir na marca Estadão e integrar as diferentes plataformas (jornal impresso, internet, áudio, vídeo e aplicativos móveis), "para levar maior volume de conteúdo a mais leitores a um custo menor", informa a empresa .
"Hoje, o meio jornal é a segunda mídia mais importante para a publicidade, com o dobro de participação do terceiro colocado. Daí a estratégia de focar no Estadão, principal marca do Grupo, e de investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada", diz Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado.
Rumores
A nota oficial põe fim a semanas de rumores dentro e fora do jornal, sobre o fim do periódico. Há semanas, os profissionais souberam da possibilidade do fechamento do jornal. O clima na redação é de incerteza. Na última semana, a redação entrou em estado de greve - um alerta para uma possível paralisação."Como ninguém fala nada para a gente, qualquer barulho que se faça é melhor", diz um integrante da equipe. Desde a semana passada, um abaixo-assinado online coleta assinaturas contra o fim do jornal. Na tarde desta segunda-feira (29), estava prevista uma audiência entre representantes do Grupo Estado e a Justiça do Trabalho para discutir a situação.
Não é o primeiro caso de jornal que deixa de circular por problemas de custo. Em novembro de 2001, a "Gazeta Esportiva" anunciava o fim de sua edição impressa e publicação de todo seu conteúdo no site do jornal. Em agosto de 2010, foi a vez do "Jornal do Brasil" anunciar o fim de sua edição impressa, em setembro daquele ano. Seu conteúdo, então, passou a circular na internet, com cobrança de assinatura mensal.
Migração
A nota diz ainda que o "Jornal do Carro" será incorporado pelo "Estadão". A partir de 7 de novembro, o novo "Jornal do Carro" passa a circular encartado no "Estadão", ampliado e com novas seções. Será a nova marca dos Classificados de Autos do Estadão também às quintas, sábados e domingos, e também uma plataforma multimídia de alcance nacional."O JT deixará de existir, mas suas principais contribuições permanecem no seu irmão mais velho, o Estadão", diz a nota.
Para 2013, a promessa da empresa é de "um portal com o melhor conteúdo
do setor, dicas de compra e exclusiva tabela de preços online, revistas
sazonais e eventos, além do já existente programa aos sábados na rádio
Estadão ESPN (FM 92,9 e AM 700)."
Fonte:Uol
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