terça-feira, 8 de outubro de 2013

Deputados sobre a saúde em Alagoas: Um caos !


A saúde pública do alagoano esteve na pauta dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta terça-feira (08). O deputado Judson Cabral (PT) fez questão de frisar que o caos instalado na Unidade de Saúde é um retrato da indignação e nada justifica as más condições.

Cabral ainda descreveu o local como sendo um espaço com extrema falta de higiene. “Os sanitários não tem água nem papel higiênico e nos consultórios é possível ver os equipamentos de trabalho dos profissionais de saúde todos oxidados”, disse.

Quanto à estrutura física do prédio que abriga o 1º Centro de Saúde, o parlamentar disse se tratar de uma construção da época da II Guerra Mundial. “As infiltrações são visíveis e as paredes estão rachadas. Em nenhum lugar do mundo seria instalada uma Unidade de Saúde em um prédio com tantos problemas", reforçou o petista.

Apontando problemas também de administração, o deputado Jeferson Morais (DEM) observou que “além dos problemas de infraestrutura e superlotação, os prontuários dos pacientes estão amontoados no chão.

Sem "balançar o ovo"

Joãozinho Pereira (PSDB) destacou que, embora a responsabilidade pela gestão da unidade de saúde seja do Governo do Estado, o município também tem sua parcela de responsabilidade.  "É preciso reconhecer que, mesmo pequena, o governo faz sua parte. Não podemos crucificar Teotônio Vilela Filho. Houve avanços, mas precisamos de mais e não estou balançando o ovo do governador. Quando tenho que criticar crítico, mas também elogio quando é necessário”.

O deputado Antônio Albuquerque (PRTB) afirmou que os investimentos na saúde são insignificantes  e fez questão de lembrar que Vilela nos seus 32 anos de mandato, sendo 3 de senador e 2 de governador, não conseguiu trazer nenhum índice positivo para o estado. “Alagoas ainda agoniza nas áreas da saúde, segurança e educação”, alfinetou.

Já os parlamentares Ronaldo Medeiros (PT) e Olavo  Calheiros (PMDB) cobraram mais ação do prefeito Rui Palmeira.


Sobre o relatório que será elaborado pelos deputados com as informações da vistoria ao 1º Centro de Saúde, Judson Cabral pontuou que o documento será encaminhado ao Ministério Público e o secretário Estadual de Saúde, Jorge Villas Boas será convidado a ir à Casa de Tavares Bastos para falar sobre as ações da pasta.

Fonte:Cadaminuto

0 comentários:

Postar um comentário