sexta-feira, 26 de julho de 2013

Autoridades discutem novo sistema de segurança em União dos Palmares




Com o objetivo de aperfeiçoar as ações de segurança pública do Estado de Alagoas, especificamente a integração do planejamento e a coordenação operacional das organizações policiais, integrantes da cúpula da segurança pública do estado estiveram em União dos Palmares, para o lançamento de um novo modelo de integração geográfica entre as polícias Civil e Militar, através das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP).

Essa integração se justifica pela necessidade de obter maior efetividade das ações operacionais em uma mesma área de responsabilidade territorial, com o intuito de garantir a unidade de propósitos e apoio mútuo entre as instituições de defesa social. Plano que dará mais agilidade e eficiência ao setor.

A Central de Polícia funcionará ao lado do terreno do Instituo Federal de Alagoas (IFAL) às margens da BR 104; a área foi doada pela prefeitura de União dos Palmares.

A RISP será integrada pelas policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, e provavelmente o Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC).

A ideia é estreitar os laços entre os organismos de segurança do estado e dar agilidade aos serviços policiais às cidades que compõem a região da Zona da Mata Alagoana. O plano está sendo lançado em todo o Estado de Alagoas.

Para o secretário geral da prefeitura Edemir Moraes, "o empenho do prefeito Beto Baia em fazer essa parceria com os organismos de segurança no município palmarino vem sendo importante, haja vista que esses órgãos são de extrema importância para a sociedade", comento Moraes.

O diretor de polícia judiciária da área 1 delegado Robervaldo Davino, agradeceu o apoio do prefeito e comentou sobre a implantação da RISP. “Etá nascendo aqui em União dos Palmares um novo modelo de integração geográfica entre as polícias Civil e Militar, através das Regiões Integradas de Segurança Pública - RISP.

Essa integração se justifica pela necessidade de obtermos uma presença efetiva das ações das policias na questão operacional em uma mesma área de responsabilidade territorial, garantindo a unidade e objetivos mútuo entre as instituições na área da defesa social.

Vamos fortalecer essa parceria que vem dando certo entre as policias porque só quem tem a ganhar é a sociedade que passa a ter uma segurança mais eficaz”, disse.

Cerca de 40 oficiais da Polícia Militar e 33 delegados de várias partes do estado prestigiaram o encontro. O coronel PM Marcus Vinícius representou o secretário de Defesa Social, Dario César.

Na oportunidade, ele enfatizou o evento como grandioso. “Estamos preocupados com a segurança dos alagoanos, por isso que estamos copiando o que vem dando certo de outros estados. A RISP vai melhorar a relação entre as polícias e dará maior agilidade no combate aos crimes contra a vida, tráfico de drogas, roubo a banco, roubo de veículos, furtos e violência doméstica.

Reportagem de Roberto Ventura(Apalavra.com)

0 comentários:

Postar um comentário